Total de visualizações de página

domingo, 3 de abril de 2011

Pátinas



Se tem uma técnica de pintura que eu amo é a pátina!!!
Essa técnica recria moveis e/ou peças imprimindo uma aparência envelhecida, desgastada. Por ser fácil de fazer dá para criar e recriar peças usando a imaginação e imprimindo sua personalidade, seu gosto pessoal.
Existem muitos tipos de patinas: a tradicional ou pátina lixada, pátina lavada ou satinê, pátina provençal ou estonado, pátina com parafina ou batik, entre outras.
Alguns materiais que serão necessários ter a mão são tintas, ceras, lixas, vernizes e, em alguns casos, removedores. Você irá se apaixonar e se surpeender com o resultado.
Vamos ao passo a passo da Pátina tradicional

Movel a ser transformado


Lixa n. 60 e 180
Espátula
Massa corrida
Rolo para pintura
latex branca
latex na cor de sua preferência
palha de aço
Pano macio


Passe a lixa n.60 no móvel até tirar todo o verniz. Passe um pano macio para limpar (retirar o pó). Veja se há imperfeições na madeira. Se houver, com uma espátula, passe massa corrida e espere secar .
Com a lixa n.180 nivele onde passou massa corrida, retirando excessos e imperfeições. Limpe novamente com um pano macio.
Com um rolo passe 2 demãos de tinta pva latex branca intercalando secagem.
Limpe o rolo e passe a tinta de sua preferência sem retirar o excesso. Com a tinta ainda fresca passe palha de aço sempre no mesmo sentido. Passe com movimentos firmes porque é isso que dará o efeito riscado mostrando o fundo branco
Espere secar bem e dê acabamento final com verniz.


Pronto! sua peça está pronta, renovada e linda! Se quiser ousar, o céu é o limite — escolha sua cor predileta e tenha uma peça única em sua casa
Espero que dê tudo certo!!!
Em caso de dúvidas deixe seu comentário e contato que teri prazer em te ajudar. Até a proxima!!

beijinhos e ótima semana

Tati

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei o máximo o seu blog, dividir o que aprendeu com os demais é simplismente demais. Parabéns e pode ter certeza vc só tem a ganhar agindo assim!
Lúcia Bjs

Anônimo disse...

Lindo blog... cheio de informação e coisas lindonas
Valeu
beijos
Andressa